Simples quando se é mãe!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Hummm batata doce...parte 2

Então sei que prometi voltar no fds para postar sobre como preparar os alimentos, mas marido ficou doente ai já viu estava mega ocupada.
Então ja que seu bebê tem todos os sinais é hora de começar preparar as papinhas, mas por onde começar? Eu fiquei toda perdida ai lá vou eu para minha amiga internet novamente e acho várias coisas o que me deixou mais perdida ainda rs. Eu decidi que eu iria fazer a comidinha da Isabella não iria comprar pronta, a maioria desses comidinhas prontas da data de produção até a data que expira a validade são por volta de 3 anos, vocês imaginam o tanto de conservante que não vai nesses potinhos? Mesmo os que as datas são menores, e é como eu li uma vez, você gostaria de banana que foi amassada a 3 anos atrás? Não nem eu então decidique a Isabella também não, vou tentar manter ela o mais saúdavel e longe de conservantes e corantes que eu puder, e dos fast food também (mas isso ainda vai levar um tempo rs). Bem eu precisava do equipamento já que eu só tinha um lidificador e dos bem fraquinhos, pesquisei muito e achei algo que gostei, o preço tava meio salgado mas consegui um bom desconto e resolvi comprar chama baby bullet (Baby bullet website) resolvi investir porque achei legal que já vem com um livrinho de dicas e receitas, vem com potinhos para colocar comida na geladeira e uma bandeijinha para colocar comidas para congelar. Eu não comprei no site porque estava mais caro (vinha com mais potinhos e o steamer) comprei na Target (ganhei $10 gift card).










Mas você não precisa ter um desses para fazer comidinha para seu bebe, o que você pode fazer usando um lidificador normal (um dos bons rs) ou um processador de comida. Eu cozinho os alimentos no steamer (um pote eletrico que cozinha alimentos no vapor como o que tem no video do baby bullet website, mas eu comprei uma outra marca mais barata) mas você pode comprar uma dessas panelas para cozinhar no vapor ou simplesmente, usara um escorredor de arroz (desses de aço) e colocar sobre uma panela com água fervendo, dessa maneira você mantém mais nutrientes dos alimentos, mas se não for possivel pode cozinhar em uma panela com água e reservar a água.


Use uma colher macia, eu escolhi umas da Munchkin porque elas tem o cabo de metal (o que as tornam mais resistente e melhores para segurar) mas a ponta de silicone, além de ter algo novo, se o alimento ta quente a colher muda de cor (é claro que devemos testar antes, colocando um pouqinho sobre a parte de tras da mão para ver se estar quente, mas qualquer extra proteção ajuda).


A e potinho eu escolhi bpa free (como tudo) e que fosse seguro para ir no microondas e geladeira (comprei varios e nem lembro aonde então não vou colocar fotinhos rs).


E babador de plastico, porque ela vai se sujar.




Bem como comentei no outro post eu comecei com ceral de arroz, a primeira vez foram uma colher de cereal e 4 de leite (LA) quando ela já estava comendo bem (uns dois dias depois poque a primeira vez é sempre estranho) eu comecei a engrossar um pouquinho, mas tentando sempre manter uma testura de purezinho bem molinho (que escorre da colher) eu dava na hora do almoço (depois de ela acordar do soninho dela da tarde e a noite antes do banho - no min uma hora antes), "passando no teste" do cereal veio a pergunta, Que  alimentos eu poderia dar? Meu médico recomendou começar com alimentos "amarelos" (amarelo, laranja nesse tom de cor) e me deu uma lista de alimentos para evitar. Aqui nos EUA eles tem uma grnade preocupação com alergias, muitas crianças são alergicas a alguns alimentos e os pais nem sabem, quando falamos em alergia todo mundo ja pensa naquelas crises que a criança fica todo "empipocada" mas alguns casos as alergias são mais amenas, quem nunca ouviu uma amiga falando, nossa troco a fralda toda hora mas meu bebe vive com assadura? Sim assadura também pode ser um sintoma de alergia (irei colocar os outros sintomas mais abaixo).


* Alimentos proibidos antes de um ano de vida
-Mel
-Creme de amendoim (aqui toda criança come rs)
-Frutas citricas (como laranja, isso mesmo eu fiquei espantada com esse item na lista)
-Morango (cru)
-Milho
-Clara de ovo
-Leite de vaca
-Camarão e outros crustaceos
-Nozes, amendoim


*Comidas com alto risco de alergia (além das já sitada acima, alguns podem comer antes do primeiro ano mas com muitissimo cuidado e deve-se esperar pelo menos até uns 9 meses como manga ou tomate por exemplo)
- Feijão
-Chocolate
-Canela
-Cocô
-Todos os derivados de leite (por isso devemos evitar yourguts e danones antes do primeiro ano)
-Manga
-Melão
-Mostarda
-Cebola
-Carne de porco
-Tomate


*Comidas com baixo risco de alergia (podem comer antes do primeiro ano mas com cuidado deve-se observar bem)
-aspargus
-Cenoura
-Alface 
-Pessego
-Arroz




***Alimentos mais seguros para se começar a introduçao de comidas sólidas (por onde devemos começar)
-Batata doce
-Abacate
-Arroz integral
-Ervilha
-Pepino (sim outra supresa para mim, nunca imaginei dando pepino para um bebê)
-Abobora (aquela mais compridinha) - foi primeiro comidinha da Isabella, ela adorou
-Maça
-Peras
-Banananas


Sinais de reação alergica
- Gases, colicas
- Diarréia 
-Nausea
-Vomitos 
-Dor de estomago
-Tosse
-Dificuldade para respirar (sinal grave de alergia, deve levar a criança ao hospital)
-Rosto inchado ou olho inchado (sinal grave de alergia, deve levar a criança ao hospital)
- Assadura
-Eczema
-Nariz escorrendo (catarro claro, se não tiver outros sintomas de gripe deve-se observar pode ser sintoma de alergia)
-Coceira
Em todos os casos deve-se parar com alimento, observar a criança principalmente a noite (se a criança ja dorme a noite inteira cheque mesmo que ela não acorde) e contactar o médico da crinaça caso não passe com 24horas.


***Alimentação 4 meses a 6 meses


*Como Preparar os Alimentos:


Você pode escolher qualquer alimento da lista dos alimentos seguros (eles são ideias para intrudução de alimentos), cozinhe (de preferencia no vapor como já comentei), coloque no lidificador ou processador com um pouquinho de água (no começo é necessario para atingir a consistencia mais molinha) e faça um purezinho molinho, de por volta de 60 ml (num potinho com o uso da colher).


Ex. bata doce (alimento preferido da Isabella)
Eu uso três batatas (grandes) e 1/4 copo de água
A quantidade de água varia de acordo com a batata o melhor aqui  é o bom senso, você tem que observar a consistencia, lembre-se que principalmente no começo a criança nao mastiga ela vai engolir então tem que ser algo mais molinho) 
Para as primeiras papinhas eu pense que deve ser uma consistencia de milk shake daqueles que é dificil puxar pelo canudo (tipo mc donalds), mas que passa pelo canudo. Ai aos poucos conforme seu bebe vai se desenvolvendo você pode diminuir a quantidade de água.


DE UM INTERVALO DE 3 DIAS ENTRE A INTRODUÇÃO DE UM ALIMENTO E OUTRO!!!


*Armazenamento:
- 3 dias na geladeira
-30 dias no congelador


Acho que vou precisar fazer um terceiro post, com mais receitas (que alimentos combinar) eses já está enorme e eu tenho que alimentar minha pequena agora.


Ai e se praparar para muita bagunça, sujeira e alegria dos pequenos :-)


Fotinhos da Isabella "papando"


Comendo cerealzinho de arroz
Já sei comer sozinha :-)


Potinho pronto para comer

Para de tirar foto e da minha comida !!!

A famosa batata doce :-D






P.S.: Sei que muita gente deve estar lendo e falando que não fez nada disso que seu filho nunca teve nada, eu fico muito feliz por seu filho, muitas crianças realmente não tem reação alergica nenhuma a nada, mas algumas tem e eu não quero correr o risco de minha filha estar entre esses que tem alergia e ter alguma reação alergica mais grave quando se trata da saúde dos nossos filhos eu acho que todo cuidado é pouco.


DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS, SUGESTÕES E CRITICAS, PRECISO DE FEEDBACK PARA PODER MELHORAR!!!





sexta-feira, 6 de abril de 2012

Hummm...Batata Doce!!!

A semana passada eu descobri o alimento preferido da Isabella até aqui, batata doce. Foi o quarto alimento que tentei e foi o que ela aceitou mais rápido e pediu mais de primeira, dei mais "um chorinho" e acabou em choro porque ela queria mais, porém acho que ela já tinha comido o suficiente, mas foi tão fofo.
Pois é muitos devem estar se perguntando mas ela não só tem 4 meses, já esta comendo. Sim eu comecei a introdução de alimentos sólidos quando ela completou quatro meses, mas antes disso conversei com o médico dela e fizemos um acompanhamento de  duas semanas, começamos com cereal de arroz e ela adorou, depois dessas duas semanas começamos com a introdução de alimentos "amarelos" e até então ela vem gostando, só não gostou muito da banana para minha decepção, já venho tentando por quase uma semana e nada, acho que vou dar uma pausa e voltarei a tentar mais tarde.
Li muito sobre o assunto além de conversar com o meu médico como já citei. E realmente se seu filho esta no aleitamento materno espere o máximo possível até ele completar seis meses, mas de qualquer forma o mais importante é seguir os sinais que seus filhos dão, foi uma frase que meu medico falou e que encontrei em um site quando estava pesquisando a respeito (site do Dr. Sears, médico famoso aqui nos EUA). 


"Como em todos os aspectos da parentalidade, ver seu filho e não o calendário. Além das metas de desenvolvimento..."


A Isabella demonstrava todos os sinais que estava pronta para receber sólidos, não se mostrava satisfeita só com a mamadas, estava sempre com fome mesmo depois de menos de duas horas da mamada, além do fato de não estar ganhando muito peso, talvez pelo fato de ela estar na fórmula de soja ou apenas pelo fato de ela ser uma criança desenvolvida para sua idade.

Aqui estão alguns fatos a observar para perceber se seu filho está pronto ou não para a introdução de sólidos:

- Capaz de sentar (mesmo com apoio) e manter a cabeça erguida
- Alcança e agarra brinquedos levando a boca
- Mantém a mão na boca
- Abre a boca tentando alcançar comida no seu prato
- O bebê querer pegar sua colher e segura-la não é um sinal que esta pronto para comer, já que ele pode estar apenas interessado no objeto apensa sem saber a finalidade do mesmo.

O seu bebê pode te mostrar e contar se esta preparado ou não. Com cerca de seis meses de idade os bebês têm a capacidade de dizer "sim" a querer comer, tentando pegar a comida ou inclinando-se para a comida e "não" empurrando ou se afastando. Espere receber mensagens contraditórias já que seu bebê ainda está aprendendo a se comunicar. Em caso de dúvida, a oferta, mas nunca force seu bebê a comer, mesmo que ele já tenha mais de 6 meses.

Outro sinal muito importante (esse foi um dos que nos levou a tentar introdução de sólidos com a Isabella)
O bebê parece com fome de comida adicional? Se seu bebê está contente com leite materno ou fórmula, não há necessidade de complicar sua vida com os sólidos. Se, por outro lado, o seu bebé parece insatisfeita após a mamada, está encurtando os intervalos entre as mamadas, e vários dias de alimentação mais frequentes não mudar isso, talvez seja hora de começar. 

Lembre-se, seu objetivo imediato é introduzir o seu bebé a alimentos sólidos, não enchê-lo até em sólidos. Mamadas continuará a ser uma parte importante de sua dieta para os próximos meses. Introduzir gradualmente bebê para uma textura diferente, sabor e forma de engolir. Sobrecarregar o seu filho com bolhas grandes de muitos alimentos novos de uma só vez convida rejeição. Neste ponto, os sólidos são complementos, não substitutos para o peito ou a mamadeira. No entanto, se você tem um prazo de seis a nove meses de idade do bebê com mamadeira que está tomando quarenta gramas por dia, você pode considerar a substituição de um alimento sólido de alimentação para uma mamadeira
. 
Uma outra coisa não introduza sólido para encher a barriga do seu bebe antes de dormir achando que ele vai dormir mais. A Isabella continua acordando 3x por noite. E antes de dormir ela toma mamadeira, não a alimento com sólidos e coloco ela para dormir isso é perigoso em bebês novinhos.


Aqui estão algumas perguntas e respostas, também tiradas do site do Dr. Sears

- Quais alimentos são os melhores para começar?

Comece com alimentos que não sejam susceptíveis de causar alergias e que são mais como o leite que o bebê está acostumado. Se seu bebê esta acostumado com o sabor doce de leite humano, comece com banana amassada. Se o bebê esta acostumado com o sabor mais suave de fórmula, tente cereal de arroz misturado com a fórmula (ou com o seu leite se o bebê amamentado preferir o cereal de arroz ao invés de bananas). O arroz é o grão mais intestinal amigável porque é livre de glúten, baixo teor de proteínas e rica em carboidratos. Ele tem um perfil nutricional mais como um fruto que um grão. Misture o cereal até obter uma consistência pastosa e diminuir a quantidade de leite ou fórmula que você adiciona conforme o bebe vai ficando melhor em comer.


Observar a reação do bebê para essa nova experiência. Se o alimento entra com um sorriso de aprovação, o bebê está pronto e disposto. Se o alimento vem de volta para você, acompanhado de uma careta de desaprovação, o bebê pode não estar pronto.Alguns bebês fazem caretas só porque isso é tudo tão novo para eles. O que acontece na boca pode ser um indicador mais preciso de saber se um bebê está pronto para comer alimentos sólidos. Se a boca se abre para uma segunda porção, dar-lhe outra tentativa - você pode ter um vencedor. Mesmo que o alimento vem de volta, o bebê pode só precisar aprender a manter a boca fechada quando ele move o alimento da frente para trás. Rejeição dos alimentos também pode indicar que o reflexo de língua de impulso ainda não está desaparecido, eo bebê não consegue mover a comida dentro da boca e engolir. Se seu bebê fica lá, com a boca aberta, confuso com a comida em sua língua, ela está provavelmente tendo dificuldades com o impulso de reflexo da língua. Deixe de tentar por um tempo. Se ele ainda não parece saber o que fazer, esperar uma semana ou duas antes de tentar novamente.


- Que hora do dia é melhor para a alimentação de alimentos sólidos?
Oferecer novos alimentos no período da manhã. Se por algum acaso o seu bebê é alérgico a um alimento em particular, a virada intestinal deve se desgastar até o final do dia. Oferecer sólidos no momento do dia, quando seu bebê parece mais faminto, está entediado, ou você tanto precisa de um lanche e algo interessante para fazer. As manhãs são geralmente o tempo quando os bebês estão mais faminto e no melhor clima para interações sociais, incluindo a alimentação.

Se esta amamentando, tente oferecer alimentos sólidos ao final do dia, quando seu suprimento de leite é provável que seja o menor eo bebê estará mais ansioso para comer. Faça a alimentação com sólidos do bebê entre as mamadas, não logo após, já que os alimentos sólidos podem interferir com a absorção de alguns nutrientes no leite materno.

Escolha um horário do dia, quando você não está com pressa, pois lentidão, cuspidas, , fazem parte do jogo alimentação. Esqueça uma alimentação rápida. Lembre-se, as refeições são tanto um sistema entrega de comida e uma experiência social. Tome seu tempo, e desfrutar desta nova etapa nutricional.


Bem espero que essas dicas ajudem, o post acabou ficando maior do que eu pensava, então decidi dividir em duas partes, ainda esse final de semana vou fazer um novo post mostrando o cardápio da Isabella e quais os alimentos ela está comendo, como eu estou preparando (já que decidi eu mesma prepar a comida dela). Como já disse ela começou com o cereal, mas já partiu para os vegetais. Também vou colocar os alimentos com alto risco de alergia e falar sobre os sucos.

Love is...
© Vida Bella - Esposa, Mãe e Mulher!!! - Template by Blogger Sablonlari - Font by Fontspace