Simples quando se é mãe!!!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Hummm...Batata Doce!!!

A semana passada eu descobri o alimento preferido da Isabella até aqui, batata doce. Foi o quarto alimento que tentei e foi o que ela aceitou mais rápido e pediu mais de primeira, dei mais "um chorinho" e acabou em choro porque ela queria mais, porém acho que ela já tinha comido o suficiente, mas foi tão fofo.
Pois é muitos devem estar se perguntando mas ela não só tem 4 meses, já esta comendo. Sim eu comecei a introdução de alimentos sólidos quando ela completou quatro meses, mas antes disso conversei com o médico dela e fizemos um acompanhamento de  duas semanas, começamos com cereal de arroz e ela adorou, depois dessas duas semanas começamos com a introdução de alimentos "amarelos" e até então ela vem gostando, só não gostou muito da banana para minha decepção, já venho tentando por quase uma semana e nada, acho que vou dar uma pausa e voltarei a tentar mais tarde.
Li muito sobre o assunto além de conversar com o meu médico como já citei. E realmente se seu filho esta no aleitamento materno espere o máximo possível até ele completar seis meses, mas de qualquer forma o mais importante é seguir os sinais que seus filhos dão, foi uma frase que meu medico falou e que encontrei em um site quando estava pesquisando a respeito (site do Dr. Sears, médico famoso aqui nos EUA). 


"Como em todos os aspectos da parentalidade, ver seu filho e não o calendário. Além das metas de desenvolvimento..."


A Isabella demonstrava todos os sinais que estava pronta para receber sólidos, não se mostrava satisfeita só com a mamadas, estava sempre com fome mesmo depois de menos de duas horas da mamada, além do fato de não estar ganhando muito peso, talvez pelo fato de ela estar na fórmula de soja ou apenas pelo fato de ela ser uma criança desenvolvida para sua idade.

Aqui estão alguns fatos a observar para perceber se seu filho está pronto ou não para a introdução de sólidos:

- Capaz de sentar (mesmo com apoio) e manter a cabeça erguida
- Alcança e agarra brinquedos levando a boca
- Mantém a mão na boca
- Abre a boca tentando alcançar comida no seu prato
- O bebê querer pegar sua colher e segura-la não é um sinal que esta pronto para comer, já que ele pode estar apenas interessado no objeto apensa sem saber a finalidade do mesmo.

O seu bebê pode te mostrar e contar se esta preparado ou não. Com cerca de seis meses de idade os bebês têm a capacidade de dizer "sim" a querer comer, tentando pegar a comida ou inclinando-se para a comida e "não" empurrando ou se afastando. Espere receber mensagens contraditórias já que seu bebê ainda está aprendendo a se comunicar. Em caso de dúvida, a oferta, mas nunca force seu bebê a comer, mesmo que ele já tenha mais de 6 meses.

Outro sinal muito importante (esse foi um dos que nos levou a tentar introdução de sólidos com a Isabella)
O bebê parece com fome de comida adicional? Se seu bebê está contente com leite materno ou fórmula, não há necessidade de complicar sua vida com os sólidos. Se, por outro lado, o seu bebé parece insatisfeita após a mamada, está encurtando os intervalos entre as mamadas, e vários dias de alimentação mais frequentes não mudar isso, talvez seja hora de começar. 

Lembre-se, seu objetivo imediato é introduzir o seu bebé a alimentos sólidos, não enchê-lo até em sólidos. Mamadas continuará a ser uma parte importante de sua dieta para os próximos meses. Introduzir gradualmente bebê para uma textura diferente, sabor e forma de engolir. Sobrecarregar o seu filho com bolhas grandes de muitos alimentos novos de uma só vez convida rejeição. Neste ponto, os sólidos são complementos, não substitutos para o peito ou a mamadeira. No entanto, se você tem um prazo de seis a nove meses de idade do bebê com mamadeira que está tomando quarenta gramas por dia, você pode considerar a substituição de um alimento sólido de alimentação para uma mamadeira
. 
Uma outra coisa não introduza sólido para encher a barriga do seu bebe antes de dormir achando que ele vai dormir mais. A Isabella continua acordando 3x por noite. E antes de dormir ela toma mamadeira, não a alimento com sólidos e coloco ela para dormir isso é perigoso em bebês novinhos.


Aqui estão algumas perguntas e respostas, também tiradas do site do Dr. Sears

- Quais alimentos são os melhores para começar?

Comece com alimentos que não sejam susceptíveis de causar alergias e que são mais como o leite que o bebê está acostumado. Se seu bebê esta acostumado com o sabor doce de leite humano, comece com banana amassada. Se o bebê esta acostumado com o sabor mais suave de fórmula, tente cereal de arroz misturado com a fórmula (ou com o seu leite se o bebê amamentado preferir o cereal de arroz ao invés de bananas). O arroz é o grão mais intestinal amigável porque é livre de glúten, baixo teor de proteínas e rica em carboidratos. Ele tem um perfil nutricional mais como um fruto que um grão. Misture o cereal até obter uma consistência pastosa e diminuir a quantidade de leite ou fórmula que você adiciona conforme o bebe vai ficando melhor em comer.


Observar a reação do bebê para essa nova experiência. Se o alimento entra com um sorriso de aprovação, o bebê está pronto e disposto. Se o alimento vem de volta para você, acompanhado de uma careta de desaprovação, o bebê pode não estar pronto.Alguns bebês fazem caretas só porque isso é tudo tão novo para eles. O que acontece na boca pode ser um indicador mais preciso de saber se um bebê está pronto para comer alimentos sólidos. Se a boca se abre para uma segunda porção, dar-lhe outra tentativa - você pode ter um vencedor. Mesmo que o alimento vem de volta, o bebê pode só precisar aprender a manter a boca fechada quando ele move o alimento da frente para trás. Rejeição dos alimentos também pode indicar que o reflexo de língua de impulso ainda não está desaparecido, eo bebê não consegue mover a comida dentro da boca e engolir. Se seu bebê fica lá, com a boca aberta, confuso com a comida em sua língua, ela está provavelmente tendo dificuldades com o impulso de reflexo da língua. Deixe de tentar por um tempo. Se ele ainda não parece saber o que fazer, esperar uma semana ou duas antes de tentar novamente.


- Que hora do dia é melhor para a alimentação de alimentos sólidos?
Oferecer novos alimentos no período da manhã. Se por algum acaso o seu bebê é alérgico a um alimento em particular, a virada intestinal deve se desgastar até o final do dia. Oferecer sólidos no momento do dia, quando seu bebê parece mais faminto, está entediado, ou você tanto precisa de um lanche e algo interessante para fazer. As manhãs são geralmente o tempo quando os bebês estão mais faminto e no melhor clima para interações sociais, incluindo a alimentação.

Se esta amamentando, tente oferecer alimentos sólidos ao final do dia, quando seu suprimento de leite é provável que seja o menor eo bebê estará mais ansioso para comer. Faça a alimentação com sólidos do bebê entre as mamadas, não logo após, já que os alimentos sólidos podem interferir com a absorção de alguns nutrientes no leite materno.

Escolha um horário do dia, quando você não está com pressa, pois lentidão, cuspidas, , fazem parte do jogo alimentação. Esqueça uma alimentação rápida. Lembre-se, as refeições são tanto um sistema entrega de comida e uma experiência social. Tome seu tempo, e desfrutar desta nova etapa nutricional.


Bem espero que essas dicas ajudem, o post acabou ficando maior do que eu pensava, então decidi dividir em duas partes, ainda esse final de semana vou fazer um novo post mostrando o cardápio da Isabella e quais os alimentos ela está comendo, como eu estou preparando (já que decidi eu mesma prepar a comida dela). Como já disse ela começou com o cereal, mas já partiu para os vegetais. Também vou colocar os alimentos com alto risco de alergia e falar sobre os sucos.

1 comentários:

Patty disse...

Hi Joyce,

I wanted to email you about the Hungry Caterpillar party. Can you send me an email at makeitcozee@gmail.com because I don't know your email either :-D

Postar um comentário

Love is...
© Vida Bella - Esposa, Mãe e Mulher!!! - Template by Blogger Sablonlari - Font by Fontspace